quarta-feira, 1 de Maio de 2024  00:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia da Mãe

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Arroz de Polvo

Arroz de Polvo

Limpe cuidadosamente o polvo, retirando toda a viscosidade e bata-o com um maço de madeira para o amaciar. Lave-o em ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-01-2005

APPACDM em parceria com ESOB


Anadia

Tal como JB oportunamente anunciou, a APPACDM de Anadia, em parceria com a Escola Secundária de Oliveira do Bairro (ESOB), vai receber, entre os dias 16 e 20 de Fevereiro, o primeiro grupo de estrangeiros que, simultaneamente com estas duas instituições portuguesas, está a desenvolver um projecto inovador, designado por “Grundtvig 2”, que visa a formação, aprendisagem e troca de experiências a nível comunitário e envolve mais quatro países europeus (Lituânia, Finlândia, Alemanha e a Eslováquia).

experiências para partilhar

Integrado no Programa Sócrates, o projecto vai envolver mais de 50 pessoas (das quais 25 serão deficientes mentais), num intercâmbio que se inicia já no próximo dia 16, com uma visita à APPACDM de Anadia e à Escola Secundária de Oliveira do Bairro do grupo estrangeiro que irá prolongar a sua estadia na região da Bairrada até ao dia 20 daquele mês. Contudo, o projecto só ficará concluído a 9 de Julho de 2006, também na APPACDM de Anadia, local onde teve início.

Tendo por designação “Ties”, (em português “laços”), o projecto visa desenvolver um conjunto de acções nas áreas social e cultural, tendo a pessoa deficiente como público alvo. Um intercâmbio sócio-cultural que, como oportunamente revelou a JB o coordenador do projecto, o professor de Inglês da ESOB, Alberto Cardoso, passa também por “uma questão cívica, de respeito pelos outros e de solidariedade”.

Encontros que os responsáveis garantem “vão permitir a partilha de experiências diferentes, de formas de estar e de métodos de trabalho”. Ensinando, aprendendo por forma a tirar algumas conclusões sobre a problemática da deficiência e sobre a melhor forma de acompanhar estes cidadãos, removendo e eliminando algumas barreiras com que estes cidadãos enfrentam no dia a dia.

Ainda segundo este docente, “a APPACDM teria de entrar neste projecto, não só por ser uma das instituições que melhor trabalha com deficientes na região, mas também por ser aquela que nos está mais próxima”. Por outro lado, diria ainda “trata-se de um projecto muito aliciante e especial, pois trata uma problemática que nos sensibiliza e toca a todos bastante de perto”.

O intercâmbio será realizado ao longo dos dois próximos anos (2005 e 2006) e inclui a participação de pessoal técnico, professores, auxiliares e directores das instituições participantes, mas também partilha de experiências por parte de todos e dos deficientes que nele vão participar.

Também Acácio Lucas, presidente da direcção da APPACDM, revelou oportunamente a JB que “após o convite que nos foi endereçado pela Escola Secundária de Oliveira do Bairro não poderíamos dizer que não”, acrescentando ainda que “a participação da APPACDM neste projecto é para nós uma honra e motivo de orgulho”.

Um evento que, ainda segundo a sua opinião, “vai ser bastante enriquecedor e proveitoso na medida em que, através deste intercâmbio sócio-cultural, todos vamos aprender uns com os outros, não só os deficientes como o pessoal técnico que os vai acompanhar durante as viagens”, ou seja, “haverá, obrigatoriamente, uma troca de ideias, de experiências e de conhecimentos que será útil a todos, visitantes e visitados”.

Do vasto programa a desenvolver entre os dias 16 e 20 salientamos no primeiro dia, pelas 19.30 horas - o jantar de boas vindas na ESOB; no dia 17, pelas 14 horas - uma visita ao Museu do Vinho e pelas 16 horas - uma conferência sobre barreiras físicas e psicológicas, com a presença dos autarcas Liério Marques, Acílio Gala, Governador Civil de Aveiro entre outros convidados.

Do dia 18, pelas 10 horas - aula de hipoterapia na APPACDM e recepção do grupo na Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, com visita à Biblioteca e ao Parque Desportivo.

No dia 19 destaca-se um passeio pelas praias da Barra, Costa Nova, Vagueira e Mira e um espectáculo com o Rancho Folclórico da Santa Casa da Misericórdia, Grupo popular “Popularis” e Grupo de Fados da APPACDM.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®